Associativismo

CENTRO SOCIAL DESPORTO CULTURA DE RIBEIRA DE FRADES:

Este centro foi elaborado na medida da necessidade da existência de um equipamento público onde fosse possível realizar espectáculos, convívios e outros eventos.
As finalidades de CSRF, são de natural cultural, desportiva e recreativa e visa o aproveitamento dos tempos livres dos jovens.
Este pavilhão fica situado na Rua da Orvieira, e é utilizado de forma gratuita pelas colectividades da freguesia, para realização de ensaios, convívios e eventos.
Em 1991/92, começou-se a construção do gimnodesportivo. Actualmente concluído, este polidesportivo serve para a realização de actividades desportivas da população em geral e das escolas mais próximas.


GRUPO FOLCLÓRICO CAMPONESES DO MONDEGO:


O Grupo Folclórico Camponeses do Mondego foi fundada a 24 de Maio de 1975, quando a sua reciclagem com a pesquisa e recolha de todos os elementos etnográfico imprescindíveis a sua actividade, tornando-se assim um dos fieis representantes da região.
O principal objectivo assenta na recolha, preservação, reconstrução e divulgação dos usos, costumes e tradição que fizeram parte da vivencia do seu povo.



Repõe anualmente alguns costumes:

Cantar das Almas: os elementos masculinos do grupo, na altura da Quaresma e apenas aos Domingos, dividem-se em dois subgrupos e vão ao longo da freguesia cantando, primeiro um subgrupo e depois outro, seguindo-o, em tom de resposta.
Lamentar as Almas: os elementos femininos “representam” o mesmo que o “Cantar as Almas”, mas com a particularidade deste ser realizado durante a noite, as Terças-feiras durante a Quaresma.

Martírios do Senhor: no adro da Igreja paroquias todos os elementos do grupo, representam novamente o “Cantar das Almas”, com a particularidade deste acto ser realizado na sexta-feira Santa.

Dia da Bela Cruz: no dia 2 para 3 de Maio, constrói-se uma cruz de madeira, que é enfeitada com flores. E espetada nos campos agrícolas como oferenda a Terra, para as suas sementeiras serem abençoadas.

Anualmente e realizado no adro da Igreja e na Praça Dr. Fausto Figueiredo Vieira (mais conhecida por Rossio), uma feira a Moda Antiga.  Aqui, são expostos alfaias agrícolas (tractores, charruas, etc.), trajes, jogos tradicionais e uma amostra gastronómica. A feira termina com o Festival de Folclore.


SPORTING CLUBE RIBEIRENSE:


O Sporting Clube Ribeirense foi fundado no dia 16 de Agosto de 1957.
O Clube mantém - se ativo no sector de formação, disputando os campeonatos distritais de iniciados, juvenis e juniores.
Os atletas tem a face à sua idade não têm competição federada, o clube teve ao logo nessa primeira época uma equipa de Escolas (sub - 10) e uma de Juniores ( Sub - 19) em competição.
Em 2009/10, a estrutura do Sporting Clube Ribeirense era constituída por: Sr. Paulo Mourinho (Presidente), Sr. Vitor Ivo Cosme (Vice - Presidente), Sra. Sandra Rodrigues (Tesoureira), e Sr. Pedro Soares (Treinador da Equipa de Escolas).



Contactos:




Logotipo Antigo




















Logotipo Atual











TARF - GRUPO DE TEATRO AMADOR DE RIBEIRA DE FRADES:


Embora, com os fracos recursos financeiros que se debate, o T.A.R.F., é com muito empenho e trabalho, que os seus elementos, actuais e os que no passado colaboraram com o grupo, já conseguiram levar o teatro a vários concelhos e distritos do País (Arganil, Anadia, Cantanhede, Famalicão, Maiorca, Mira, Oliveira do Hospital, entre outras.)
O género de teatro que realizam e baseado em drama e comedia.
Para alem do teatro, fazem teatro de revista, fado, canções populares, marchas populares, …
O T.A.R.F. participa regularmente nos seguintes eventos: jornadas culturais de Ribeira de Frades, actividades do INATEL, entre outras.

Algumas das peças apresentadas: Casas dos Pais, Inês de Castro, Crime da Aldeia Velha, O Botão das Cuecas, Uma Família Terrível, Troca Tintas ….

Sem comentários:

Enviar um comentário