História

   Por doação de D.Afonso Henriques, o Mosteiro dos Cónegos Regrantes de santa Cruz recebe as terras que hoje constituem a freguesia de Ribeira de Frades.
   Deste facto, resultam e laços históricos, que ligam a Religião e a população.
   Ribeira de Frades e uma terra agrícola, que atraía os monges, pela abundância dos seus frutos. Os cereais e legumes fartavam os monges e locais, á custa da tradição e da utilização do arado e da charrua.
   Outra vertente de influência da Freguesia, foi a construção de património, traduzido em residências e casas de trabalho. Deste legado, era ainda visível há pouco tempo, o designado “Celeiro de Frades”, onde se podiam admirar grandes talhas de azeite, agora em propriedade particular.
   Com o Reinaldo de D. José e D. Maria, apareceram em Ribeira de Frades várias famílias nobres, que assumem grandes partes do território. Aquando do reinado de D. Maria II, devido ao constante assoreamento do rio Mondego, registam-se grandes modificações no seu leito.
   Em consequência e de forma que afectou a área de influencia desta Freguesia, a margem direita passou a oferecer mais e ricas terras, que em muito melhoramento a agricultura local.
   A vizinhança do rio e demais condições naturais, tornaram Ribeira de Frades um prospero porto fluvial, onde acorriam em grande numero as barcas serranas, embarcações de fundo chato, típicas do rio Mondego.
   Frades, por ter sido do padroado do velho Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, mas o seu nome mais comum a nível populacional, é o da Nazaré da Ribeira, devido ao facto da Nossa Senhora da Nazaré estar situada na parte baixa da povoação.







Heráldica:


Brasão: escudo de verde, cruzeiro de ouro,lavrado de negro, encimando por estrela de prata; campanha diminuta ondada de prata e azul de três tiras. Coroa moral de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "Ribeira de Frades"
Bandeira: branca. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.
Selo: nos termos da lei, com a legenda: "Junta de Freguesia de Ribeira de Frades - Coimbra"
Justificação da Simbologia:
Escudo: Escudo de verde
Coroa Mural: Coroa Mural de prata de três torres
Listel: Listel branco, com a legenda a negro: "Ribeira de Frades"
Estrela: Em chefe, uma estrela de prata. Representa Nossa Senhora Nazaré, assim as romarias e tradicionalidade da freguesia.
Cruzeiro: cruzeiro de ouro, aberto, lavrado de negro. Representa o cruzeiro de Santo Cristo e a monumentalidade da freguesia.
Burelas Ondadas: campanha diminuta ondada de prata e azul de três, Representa o Rio Mondego e as atividades económicas que lhe estão adjacentes.